quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ENTENDA SUA CALOPSITA

CALOPSITA DOMESTICADA

Mesmo mansas, umas são mais agitadas, outras mais calmas, algumas curiosas, outras nem tanto, umas adoram carinho a todo instante, outras não, portanto, devemos conhecê-las e respeitá-las e isso significa não ficar insistindo em tocá-las quando é percetível que não querem, pois acabam ficando estressadas.
Da mesma forma, algumas não toleram ser tocadas pelas costas, ou até mesmo no penacho, outras adoram e até pedem, e esse comportamento não tem nada a ver com a forma que foram domesticadas, é de sua característica individual.
Geralmente, essas diferenças comportamentais entre uma calopsita e outra fazem surgir dúvida no novo dono que a ave não seja realmente mansa, mas isso não é verdade, basta tentar compreendê-la.
*Respeite sempre o horário de sono deixando-a em sua gaiola, pois mesmo mansa a ave precisa se sentir segura em um espaço físico somente seu, aonde possa também ter seu alimento e água ali sempre disponível e renovado.

Não exija 100% do tempo da calopsita para você, vão existir momentos que sua calopsita irá gostar de brincar, mas também precisará descansar mesmo durante o dia, portanto, proporcione a ela um ambiente tranquilo, adequado para poder dormir. Lembre-se que não podemos comparar e tratar de forma igual uma ave e um cachorro, por exemplo. O assédio frequente pode deixar a ave estressada e nervosa, podendo inclusive levá-la à morte.
Nunca deixe a gaiola no chão, as aves se sentem seguras em lugares altos, se não tiver aonde colocar a gaiola, ponha-na em cima de uma mesa.
Muito cuidado na interação criança x pássaro, pois movimentos bruscos assustam o pássaro, não deixe uma criança sozinha com a calopsita, deixe sempre uma pessoa adulta supervisionando 100% do tempo enquanto ambas estiverem próximas.

2 comentários:

  1. Gostaria de uma informação: as calopsitas precisam ter anilha e autorização para criar? Ganhei uma e não possue nem anilha nem autorização. Temo que isto seja proibido. Em caso positivo, como regularizar a situação?

    Onde vocês vendem estas calopsitas? Tem uma amiga querendo comprar. Gostaria de saber a região.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Elizabeth e estamos localizados em cariacica. As calopsitas nao precisam de anilhas e nem de licença do ibama sao passaros domesticos e otimos bichinhos de estimaçao. meu e-mail e : bebeta2207@hotmail.com, para maiores esclarecimentos. estarei a disposiçao.
    Feliz 2011

    ResponderExcluir